__________________________________________________________ ___________________________________________________________
"Os sonhos são como vento, você os sente, mas não sabe de onde eles vieram e nem para onde vão. Eles inspiram o poeta, animam o escritor, arrebatam o estudante, abrem a inteligência do cientista, dão ousadia ao líder. Eles nascem como flores nos terrenos da inteligência e crescem nos vales secretos da mente humana, um lugar que poucos exploram e compreendem." (Augusto Cury)

terça-feira

Quadros de Marchetaria

 Tenho lido sobre marchetaria; uma arte que tenho interesse a muito tempo. Resolvi colocar em prática o pouco que sei fazendo dois quadros. Foi uma experiência legal, ainda tenho que treinar muito, mas para os meus dois primeiros trabalhos achei um bom resultado.





Apanhei bastante para fazer o contorno, um dos cantos ficou um pouco fora do lugar dando uma desalinhada, mas bem pouco. Acho que devido cola de contato ter uma pega bastante forte fiquei com medo de quebrar a folha marchetada e resolvi não tentar remove-la do substrato. Vou fazer uma prensa e tentar fazer a colagem com cola branca PVA, creio que vai me dar maior mobilidade para correção de posicionamento da folha marchetada.












A foto da esquerda está com a cor mais próxima da realidade











Eu tinha algumas folhas para marchetaria que ganhei em uma loja. Sei que elas eram restos e folhas com bastante defeitos mas serviam para treinar. Eu colori  as folhas brancas com cores vermelho e verde com corantes de resina que eu tinha jogados na minha oficina. Confesso que fiquei com medo que o trabalho ficasse borrado quando desse acabamento na peça mas resistiram bem!! (Ufaaaa) 

Com o lixamento, algumas partes mostraram a cor da madeira o que deu um efeito bem bacana. 


Esse deu um bom trabalho para cortar e nas partes mais finas no labelo da orquídea quebraram-se algumas partes. Erro de iniciante. Deveria ter reforçado o verso da folha com fita crepe, mas a pressa de ver o trabalho pronto era tanta que eu não via a hora de acabar..... (não corra porque com certeza irá fazer besteira...rsrsrsrs). 





Essa foto foi tirada mais de perto.  Os encaixes ficaram com um pouco de espaço; eu fiz a correção dos vãos com massa no verso da folha marchetada. Na parte da flor da orquídea dá para ver melhor o defeito pois cometi o erro de usar massa branca (bem... era a que eu tinha à mão).

Apesar dos erros eu fiquei satisfeito, vou treinar mais e caprichar nos recortes. 

É um trabalho muito gostoso de fazer, requer calma e paciência! 




2 comentários:

  1. Olá Luíz, obrigado pelo incentivo, seus trabalhos são muito lindos, tudo de
    bom para si e sua esposa da Mira e Luís, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a vc Mira por sua visita!!! Obrigado pelo apoio.

      Um abraço

      Excluir

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...